Brasília, 8 de novembro de 2023: A secretária-adjunta para Assuntos Globais do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos (HHS), Loyce Pace, e o embaixador Alexandre Ghisleni da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do Ministério da Saúde, presidiram o Fórum Bilateral de Saúde Brasil-EUA, promovido pelo Ministério da Saúde em 31 de outubro. A diretora dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), Dra. Mandy Cohen, foi um dos principais membros da delegação dos EUA liderada pela secretária Pace a participar do Fórum, juntamente com representantes da Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA), dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH), da Administração de Recursos e Serviços de Saúde dos EUA (HRSA). A delegação brasileira contou com a participação da Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, e com representantes de diversos órgãos, incluindo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Butantan.
O Fórum proporcionou uma oportunidade para ambos os países discutirem desafios, alinhamento de prioridades, oportunidades de cooperação e inovações em saúde. Durante os painéis, os interlocutores discutiram o fortalecimento da colaboração em saúde, incluindo direitos de saúde sexual e reprodutiva, pesquisa biomédica, fortalecimento da atenção primária à saúde e da força de trabalho em saúde, harmonização e convergência regulatória, fortalecimento dos sistemas de saúde para controle e eliminação de doenças e o compartilhamento de lições aprendidas e melhores práticas.
“O Fórum Bilateral de Saúde é uma demonstração de como o Brasil e os EUA se unem para juntar forças para sermos melhores. A interação entre o que fazemos bilateralmente relacionado às nossas prioridades de saúde mútua e como isso afeta a região é uma mensagem inspiradora da nossa parceria. Nossa relação abrange décadas e podemos nos dedicar totalmente aos nossos respectivos papeis”, afirmou a secretária-adjunta Pace.
O embaixador Ghisleni enfatizou: “Este Fórum é uma celebração da amizade entre os EUA e o Brasil. Estamos entusiasmados com a cooperação entre os dois países, bilateralmente, regionalmente e multilateralmente. Podemos identificar os desafios, as perspectivas de cada lado e desenvolver o que podemos fazer juntos.”
Além do evento em Brasília, a secretária-adjunta Pace se reuniu com representantes do Instituto Butantan. Eles discutiram prioridades relacionadas à produção local de vacinas e potenciais áreas de cooperação. Para concluir a viagem, a delegação norte-americana se reuniu com a Fiocruz, uma parceira de longa data. Eles visitaram as instalações do campus onde puderam observar atividades e pesquisas apoiadas por diversas Divisões Operacionais do HHS, incluindo o CDC e o NIH.